Há alguns anos, quando perguntavam por que uma pessoa deveria saber falar inglês, a resposta seria basicamente uma: um diferencial. Hoje em dia, muito mais do que um diferencial, saber inglês é uma obrigação para todo e qualquer profissional que deseja uma carreira de sucesso.
Ok, mas vamos entender, na prática, porque.
1) Fator eliminatório em entrevistas de emprego
Em primeiro lugar, o inglês continua sendo utilizado como um pontuador no ranking do profissional. Normalmente, se uma empresa vai escolher entre dois candidatos para uma vaga, onde um fala inglês e o outro não, acaba escolhendo aquele que fala. Mesmo que, muitas vezes, nem será preciso falar inglês para desempenhar a função. Mas a empresa acredita que o profissional que domina o idioma está mais preparado e qualificado, de uma maneira geral.
2) Crescimento na carreira
E isso nos leva ao segundo ponto: muitas vezes, a necessidade do uso do inglês pode não ser imediata numa determinada vaga, mas pode tornar-se imprescindível a médio ou longo prazo. Imagine um profissional que entra na empresa na equipe de vendas local. No momento da sua contratação, ele não precisa “vender” em inglês para nenhum cliente, mas, à medida em que vai crescendo na empresa, ganhando cargos mais altos, em que vai precisar negociar não apenas com clientes, mas também com fornecedores e parceiros estrangeiros, ele vai precisar ter domínio do idioma.
3) Viagens ao exterior de trabalho, pesquisa ou aprimoramento
Além disso, saber falar bem um outro idioma pode abrir importantes portas na empresa, como ser o profissional escolhido para representar a empresa numa feira de negócios num outro país, ou ser enviado para uma pesquisa de tendências, ou, ainda, participar de uma conferência importante para o setor.
4) Transferência para o exterior
Isso sem falar numa situação que, num mondo globalizado, tem sido cada vez mais frequente nas empresas: uma transferência para o exterior. Se a companhia tem matriz ou filiais num outro país, os funcionários que dominam o inglês acabam estando nas primeiras opções quando a ideia é enviar um membro da equipe para fora do país.
5) Atualização profissional
Por fim, e não menos importante, vale lembrar que os profissionais devem estar sempre em busca de atualização, seja com cursos de extensão, MBAs, mestrados, doutorados ou até mesmo cursos práticos. Em muitas áreas de estudo, a oferta de cursos é bem maior em outros países. E mesmo os materiais didáticos oferecidos, muitas vezes, são em língua inglesa. Se este é o seu caso, aproveite e leia este texto que temos sobre isso (link com texto MBA, mestrado, etc).
Depois de todos esses motivos, você ainda tem dúvida que o inglês é importante para um profissional que quer crescer na carreira?
Agora que você já se deu conta da importância, que tal estudar um pouco sobre o Vocabulário utilizado no mundo dos negócios?
Baixe GRATUITAMENTE clicando no banner: