Dólar em alta normalmente remete a uma série de situações e pensamentos ruins: a viagem de pesquisa fica mais “longe”, os equipamentos ficam mais caros, as matérias primas, também. Mas para quem pensa em exportar, este pode ser um bom momento, pois fica mais fácil colocar os produtos no mercado internacional.
É nesse ponto que você tem que avaliar se sua empresa tem estrutura para fazer negócios neste mundo globalizado, onde a maioria das conversas e negociações serão feitas em inglês e onde você terá que encaminhar contratos traduzidos e estudar legislações e normas técnicas para adequar seu produto a estes novos mercados.
Para avaliar se sua estrutura interna está pronta para este desafio, sugerimos refletir sobre os seguintes passos:
- Área técnica: irá cuidar de toda a adequação do produto para os novos mercados. Então, é necessário que você tenha funcionários aptos a estudar normas técnicas, regulamentações sanitárias e até mesmo questões tributárias. Tudo em inglês, claro, que é a língua universal dos negócios. Uma boa opção, caso você não tenha na sua equipe esses profissionais, é ter um bom serviço de tradução para preparar todas as documentações que você irá precisar, pois este departamento não necessariamente precisará ter contato direto com os clientes.
- Área de vendas: nesta área, será necessário ter pelo menos uma pessoa que consiga se comunicar bem em inglês para fazer a apresentação dos produtos e as negociações referentes à venda. Providenciar folderes, catálogos e vídeos em inglês também será imprescindível para esta equipe.
- Área de atendimento e suporte: esses funcionários precisarão ser “feras” no inglês, pois são as pessoas que estarão na linha de frente para conversar com os clientes em caso de dúvidas sobre os produtos, entrega das mercadorias e tudo o mais que possa surgir. Treine-os bem, simulando essas situações e suas possíveis soluções.
E então, sua empresa está pronta para abrir portas no mercado internacional?