Você está há tempos pensando em fazer aquela tão sonhada pós-graduação ou mestrado, mas descobre que, primeiro, para ingressar no curso deve passar por uma avaliação de inglês e, segundo, vai ter que ler e pesquisar muito em materiais escritos em inglês. Aí, bate aquele medo: será que eu vou dar conta? Certo?
Bom, não se desespere. Isso é bem normal e podemos garantir que acontece com boa parte dos profissionais e estudantes que resolvem investir num mestrado, doutorado, pós-graduação ou MBA. Até mesmo com aqueles que sabem bastante inglês, pois sabem que irão deparar-se com muitos termos bastante específico da área de estudo.
Então, o que fazer? Bom, dizer que você pode considerar seriamente a opção de fazer aulas de inglês é um tanto óbvio. Mas além disso, existem outras ideias que podem te ajudar neste momento:
- Compre um bom dicionário, preferencialmente, algum específico da sua área de atuação. Por exemplo: Dicionário Jurídico, Dicionário de Odontologia, etc.
- Invista em revistas e periódicos da sua área de estudo em inglês: isso vai fazer com que você comece a ter contato com termos técnicos.
- Peça indicação de livros que tenham versões em português e inglês. Você tenta ler a versão em inglês, mas, se se apertar, faz uma pesquisa na versão em português.
- Participe de grupos de discussão internacionais sobre o tema (a maioria das instituições têm ou você pode buscar fóruns no Google): assim, você vai trocando conhecimento com pessoas que, como você, estão estudando sobre o tema.
- Não utilize os tradutores on-line, pois, normalmente, eles irão mais confundi-lo do que ajuda-lo, pois termos técnicos dificilmente são bem traduzidos por estas ferramentas.