O título do nosso post de hoje é, claro, uma brincadeira. Antigamente, quanto pensávamos num “negócio da China”, sempre era uma bomba! Algo que não ia dar certo, ou que seria sinônimo de prejuízo, enfim, uma “furada”. Mas hoje as coisas não são mais bem assim. Fazer negócios com a economia que mais cresce no mundo é uma realidade pra lá de vantajosa!
Mas as oportunidades não param por aí! Além da China, outros mercados estão bastante “abertos” para produtos brasileiros como os de tecnologia, moda, cosméticos e muitos outros.
A verdade é que hoje o empresário não pode se fixar nos negócios locais. Se a sua empresa tem um produto que pode ser bem aceito no exterior, é hora de começar a pensar sério em expansão.
Além de planejar a estrutura de produção, logística e tributação, nessa hora você deve pensar também em atendimento, pois você terá que entrar em contato com pessoas de outros países, apresentar seus produtos, negociar. E sua empresa está preparada para encarar este cenário? Seus funcionários estão aptos para fazer apresentações e negociações em inglês? Sem estar com seus funcionários preparados para estes contatos, não adianta querer se lançar no mercado internacional. Por isso, fica aqui a nossa dica: vai exportar? Comece a qualificar sua equipe para atender clientes estrangeiros! Além disso, comece a elaborar apresentações dos produtos e manuais em inglês. Por fim, busque as tecnologias necessárias para viabilizar contatos e reuniões.