Você ainda não acredita que o inglês pode abrir mercados para sua empresa?

A sua empresa tem estrutura para fazer negócios num mundo globalizado?
15/04/2015
Como qualificar a minha equipe para inglês?
04/08/2015
Mostra todos

Você ainda não acredita que o inglês pode abrir mercados para sua empresa?

Imagine a seguinte cena: você está participando da maior feira do seu setor de negócios, um evento reconhecido por ser referência na área e que recebe milhares de visitantes internacionais. Sua empresa se preparou para este momento: preparou o lançamento de um produto, providenciou folderes, treinou a equipe para atendimento, produziu um brinde de primeira linha para ser distribuído aos clientes e prospects. De repente, entra um “gringo” entra no seu estande e pede informações sobre seu produto. Todos os seus vendedores se olham, sem saber como atender o cliente, pois nenhum está apto a conversar com ele em inglês. E agora, o que acontece?

Pense noutra situação: dia cheio de trabalho, equipe de vendas a mil e, de repente, entra uma ligação internacional. A telefonista gagueja e não sabe o que fazer com aquela pessoa, tampouco como dizer para ela que encaminhará a ligação para uma pessoa que possa atende-lo. O que vem a seguir?

Por fim, imagine-se numa viagem ao exterior, onde você está conhecendo novas possibilidades de negócios para sua empresa. Por acaso, você entra numa loja e conhece um fornecedor daquele equipamento que você está precisando há tempos! Mas, como é um produto feito no exterior, você não tem certeza se ele se encaixará na sua linha de produção. Você consegue conversar com o vendedor, tirar suas dúvidas e comprar a máquina que vai trazer muitos novos negócios para sua empresa?

Se você vive ou já viveu alguma dessas situações, percebeu o quanto o inglês pode ser importante para sua empresa. Seja para conversar com um novo cliente e apresentar seu produto pessoalmente ou por telefone, para buscar um novo fornecedor de insumos ou equipamentos, para fechar uma parceria estratégica que vai fazer sua empresa dar um salto.

A verdade é que, hoje em dia, não dá para não preparar sua equipe para esses momentos, pois, cada vez mais, as fronteiras são quebradas e mercados são aproximados. Por isso, você que é empresário, deve pensar seriamente em capacitar sua equipe no idioma. Como começar? Bom, primeiro, procure opções de como fazer isso. Normalmente, as empresas encaminham os funcionários para alguma escola que seja relativamente próxima do local de trabalho ou contratam aulas in-company para otimizar o tempo dos funcionários. Depois, de acordo com a orientação da escola, separe-os em grupos e incentive-os a ter aulas. Muitas empresas costumam bonificar os colaboradores a partir de seus avanços nos estudos. E acompanhe todo o processo, pois não vai ser de uma hora para outra que toda sua equipe vai conseguir atender um cliente estrangeiro, mas que isso vai fazer a diferença, não há dúvidas!

Para obter dicas bem práticas de como começar, leia o post Como qualificar minha equipe para o inglês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *